Colocando DEUS em primeiro lugar

Uma das matérias que eu estudei na faculdade quando fazia Administração de Empresas é Teoria do Comportamento do Consumidor, e o grande dilema desta matéria é descobrir o que impulsiona o cliente a comprar um ou outro produto. Porque às vezes, por exemplo, alguém que tem condições financeiras de ter um BMW, tem na verdade um Corsa ou um Palio e às vezes alguém que não tem condições nem mesmo de ter um Palio, ajunta dinheiro a vida toda para comprar um BMW, nem que seja usado. Porque as pessoas têm prioridades diferentes? Porque uns colocam em primeiro lugar a vida profissional, outros os estudos, outros a família?

Vejamos a história de um homem que foi provado e mostrou que colocava DEUS em primeiro lugar em sua vida.

Gênesis, capítulo 22 versículos de 1 a 19

1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.

2 Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.

3 Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera.

4 Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe.

5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós.

6 Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos.

7 Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.

9 Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha.

10 E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.

11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui.

12 Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.

13 Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.

14 Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.

15 Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu,

16 e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho,

17 que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;

18 e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

19 Então voltou Abraão aos seus moços e, levantando-se, foram juntos a Beer-Seba; e Abraão habitou em Beer-Seba.

Colocando DEUS em primeiro lugar.

1. – Abraão colocava DEUS em primeiro lugar porque Abraão obedecia a DEUS.

O versículo três diz que Abraão levantou-se bem cedo para cumprir a ordem divina, não deixou para depois, nem questionou a DEUS o porquê daquela ordem. No versículo quatro percebemos que Abraão caminhou três dias até chegar ao lugar que DEUS ordenara que ele sacrificasse seu filho. Abraão teve três dias e três noites para se arrepender e voltar atrás ou mesmo ao deitar-se à noite, tinha a oportunidade de refletir sobre a ordem divina e questionar a DEUS como Abraão poderia ser pai de uma grande nação se DEUS lhe ordenara que sacrificasse seu único filho. Mas Abraão não fez nada disto, ele obedeceu. A obediência de Abraão foi tal que ele chegou a levantar o cutelo para matar seu filho, nem na hora H Abraão desobedeceu.

Numa vez meu pai foi pescar com meu irmão mais velho, na época meu irmão tinha uns dez anos de idade e eles foram a uma represa chamada Abadia do Dourados, lá o nível de água era controlado por umas comportas que abriam e fechavam ao longo do dia. Meu irmão estava a uns seis metros de meu pai quando meu pai simplesmente o chamou para perto de si. Meu irmão obedeceu prontamente. Quando meu chegou perto do meu pai, este lhe mostrou uma aranha muito grande que tinha ficado ilhada numa pedra e que com a queda do nível de água estava indo à direção onde meu irmão estava anteriormente, no lugar que meu pai estava ele tinha uma visão melhor, meu irmão ficou traumatizado e até hoje ele tem medo de aranha. Quando soube da história fiquei imaginando se fosse comigo: eu iria perguntar a meu pai porque ele estava me chamando, falaria para ele esperar um pouquinho, iria fazer hora para obedecer.

Quantas vezes questionamos as ordens Divinas? Quantas vezes não obedecemos prontamente? Mas você pode pensar: Eu não ouço DEUS me falar como falava com Abraão, tão claramente. Eu te digo que hoje DEUS fala mais claramente, pois hoje temos o Espírito Santo de DEUS falando aos nossos corações o que devemos e o que não devemos fazer. Temos a Bíblia com preceitos divinos a cumprir. Mas mesmo assim somos desobedientes, preferimos confiar em nossa própria sabedoria, preferimos obedecer à moda, à cultura, ao que é aceito pelas pessoas que nos cercam a obedecer a DEUS. Ou então se obedecemos, obedecemos por medo. Há um ditado que diz: O tolo obedece por medo, mas o sábio obedece por amor.

2. – Abraão colocava DEUS em primeiro lugar porque Abraão amava a DEUS.

Abraão já havia despedido Agar com Ismael, seu outro filho, agora Abraão só tinha Isaque e o sonho de Abraão era ser pai, quando Isaque nasceu Abraão já tinha cem anos e tinha em seu filho a esperança de ser pai de uma grande nação. No versículo dois vemos a importância de Isaque para Abraão: “Toma teu filho” algo importante para Abraão, “Teu único filho” mais importante ainda por que era o único, “Isaque a quem amas” além de ser único era Isaque, aquele que Abraão tanto amava, que Abraão deu um grande banquete quando ele desmamou, que por amor a ele, Abraão tinha despedido Agar com Ismael. Era esse Isaque, tão amado que Abraão tinha que matar. Eu fico tentando imaginar como Abraão se sentiu quando Isaque lhe perguntou onde estava o cordeiro para o holocausto, o que passou pelo coração de Abraão quando estava amarrando para ser sacrificado seu filho, seu único filho, Isaque a que ele tanto amava.

Quando eu morava no Rio de Janeiro, na época em que fazia seminário, eu trabalhava na Mesbla na Ilha do Governador e o ônibus que eu pegava era muito perigoso, eu saia da Mesbla dez e quinze da noite e chegava em casa entre onze e meia e meia noite. Num certo dia percebi uma jovem dentro do ônibus muito preocupada olhando sempre para trás, como eu estava com uniforme da Mesbla, imaginei que se eu sentasse num banco sozinho a sua frente, ela iria sentar-se ao meu lado, pois saberia que eu não era assaltante, dito e feito, ela sentou ao meu lado, eu então comecei a falar sobre como podemos confiar no amor e proteção que DEUS tem para conosco. Ela me falou que estava indo buscar o namorado no trabalho, eu achei estranho como uma jovem arriscaria ser assaltada todos os dias, ficando mais de uma hora por dia naquele horário todos os dias dentro de um ônibus tão perigoso. Ela me disse que amava muito seu pai, era a filha que mais o amava e ele morreu, então ela perdeu também seu tio que praticamente substituiu seu pai quando este morreu. Ela ficou muito abalada com a morte destes dois entes queridos, mas ela superou isto quando começou a namora e ficou noiva de um rapaz que ela amava muito também, só que o noivo dela foi trabalhar em Portugal e morreu subitamente lá, não dando tempo nem dela ver o sepultamento. Então eu pude perceber que neste novo namorado ela estava depositando todo o seu amor. Em psicologia isto é chamado de catexia, que é o processo de canalizar todas as forças no amor a alguma pessoa, atividade ou objeto. Não é isto que Abraão fazia, nem é o que a Bíblia ensina. Lembra primeiro grande mandamento? Marcos 12 versículo 30 “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.” Não é somente amar sobre todas as coisas, é amar com o coração “emoções” com a alma “espiritualmente” com o entendimento “razão” com as forças “físico” além de abranger o ser humano em todas as suas características a palavra “todo ou toda” dá a idéia de intensidade: nós devemos amar a DEUS “com força”.

Aquele emprego que você tanto pediu a DEUS e ele te deu, tem impedido que você ame a DEUS com todas as tuas forças?

Aquele curso superior que foi alvo de tantas orações para você passar no vestibular, tem impedido você de amar a DEUS com todo o seu entendimento?

Aquele namorado ou namorada ou filho ou até mesmo neto, tem impedido você de amar a DEUS com todo o seu coração?

Aquela atividade na igreja tem impedido você de amar a DEUS de toda a sua alma?

Por que nem mesmo a igreja deve ocupar o lugar que é somente de DEUS. DEUS não se contenta em ser o segundo, Ele tem que estar em primeiro lugar em seu coração.

3. – Abraão colocava DEUS em primeiro lugar porque Abraão confiava em DEUS.

DEUS já tinha feito um pacto com Abraão prometendo-lhe abençoar e ser o seu DEUS e DEUS de seus filhos. A Bíblia diz que Abraão creu e isto lhe foi imputado por justiça. No versículo cinco nós podemos observar a fé de Abraão ao dizer para os moços: “Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós.” Alguns interpretes da Bíblia dizem que Abraão disse “voltaremos” no plural para não assustar os moços, mas eu prefiro ficar com a interpretação do escritor aos hebreus que diz: “Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas, e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou.” Hebreus 11:17-19.

Abraão acreditava que dos mortos DEUS ressucitaria Isaque e esta fé que fez com que Abraão respondesse a seu filho quando este lhe perguntou onde estaria o cordeiro para o holocausto: “Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho.”

Eu assisti a um filme onde o personagem tinha que desvendar um enigma para achar um tesouro e ele se deparou com um abismo escuro e profundo entre duas montanhas, e no enigma dizia que ele tinha que agir com fé. O personagem não viu nada por perto que desse para ele improvisar uma ponte ou mesmo uma corda para ele tentar passar para o outro lado, então ele resolveu seguir o que o enigma dizia e deu um passo em direção ao abismo só que ao invés dele cair ele pisou em algo sólido, ele pode então perceber que havia uma rocha que formava uma ponte entre as duas montanhas, mas a rocha era tão polida e da cor do abismo que olhado de cima não dava para ver, então ele pegou um punhado de terra e jogou para frente e pode ver a rocha. Apesar de ser ficção, este é um bom exemplo para no mostrar o que é fé e como DEUS que é a rocha eterna, está sempre nos sustentando. Como tem sido sua confiança em DEUS. Você confia com um pé atrás? Você tem descansado no Senhor ou tem ficado preocupado com o dia de amanhã? O capitalismo que teve suas origens no meio dos protestantes na Inglaterra tem sido uma arma de satanás para que deixemos de confiar em DEUS para confiarmos na tal chamada “estabilidade financeira” e para alcançarmos esta estabilidade, normalmente DEUS é colocado em segundo plano. Até quando nos dedicamos a orar a DEUS pedindo prosperidade, nos esquecemos que melhor do que receber as bênçãos de DEUS e confiar nestas bênçãos é conhecer o DEUS das bênçãos.

Conclusão

Para concluir gostaria de recapitular com você o porquê que Abraão colocava DEUS em primeiro lugar:

1. – Abraão colocava DEUS em primeiro lugar porque Abraão obedecia a DEUS.

2. – Abraão colocava DEUS em primeiro lugar porque Abraão amava a DEUS.

3. – Abraão colocava DEUS em primeiro lugar porque Abraão confiava em DEUS.

Mas você pode perguntar para que DEUS fez tudo isto com Abraão se DEUS é sabedor de todas as coisas e já conhecia o coração de Abraão? O versículo dose diz o seguinte: “Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.” Esse “agora sei” no hebraico tem o sentido de saber por experiência, DEUS quer saber por experiência qual é o lugar que Ele ocupa em sua vida. Feche os seus olhos e curve a sua cabeça. Peça a DEUS que lhe mostre o que tem impedido você de colocar DEUS em primeiro lugar em sua vida. Eu quero desafiar você agora a sacrificar simbolicamente tudo aquilo que tem ocupado o lugar que é de DEUS. Seu marido, sua esposa, seus filhos, sua carreira, seu negócio, seus estudos, o dinheiro, a televisão, a namorada ou o namorado. Eu quero que você venha aqui na frente e traga no seu coração tudo que tem te atrapalhado de ter uma vida totalmente na presença de DEUS. Eu não quero saber o que é nem o Pastor Reinaldo. Mas você precisa identificar o que é e dar a DEUS o primeiro lugar em sua vida.

29 respostas para “Colocando DEUS em primeiro lugar”.

  1. espero em Deus que me abençoe financeiramete e me de estabilidade.

    Curtir

    1. Avatar de Adriana Pereira Escarião
      Adriana Pereira Escarião

      Graça e paz Emerson, No começo foi difícil eu colocar DEUS em primeiro lugar em minha… mas, aprende depender dele… nas decisões do dia a dia (compra de um carro, casamento(quando eu estava orando junto com um Pastor, para ver se DEUS aprovava esse relacionamento, jejuei 21 dias, mas a resposta foi contraria a minha vontade…. Sabe custei aceitar mas, entende o proposito do Senhor atravez da palavra revelada por ele a minha pessoa ( Mat 6:33 – buscai primeiro o meu reino e minha justiça que as demais coisas vos serão acrescentadas). Eu e o Pastor choramos muiiiito, mas resolvemos descansar em DEUS. Ate a segunda ordem de DEUS, somos apenas amigos. Depois disto, comecei colocar DEUS em primeiro lugar em TUDO EM MINHA VIDA, Ganhei aumento de salario, as coisas em minha vida melhorou em quase tudo(só falta DEUS aprovar o meu casamento com o Pastor). Depois que batizei 18 de março de 2012. tudo melhorou…. Acredite vale a pena deixar o Pai tomar conta de nós, ele que o melhor… confie, acredite e espere…

      Fica debaixo das asas de DEUS.
      

      Curtir

  2. Ao Deus todo poderoso em primeiro lugar.

    Curtir

  3. Percebo que quanto mais vivemos mais aprendemos…
    E é maravilhoso quando esse aprendizado é na presença do Senhor!
    É dificil como seres humanos muitas vezes colocarmos Deus em primeiro lugar, até pq nao comandamos nossos pensamentos e tenho a ideia de que qdo Colocamos Deus em primeiro lugar Ele ocupará tbm nossos pensamentos nesse mesmo grau, mas acontece q muitas vezes nos ocupamos e nos preocupamos com tantas coisas, q acabamos deixando Deus em um outro degrau de ocupação de nossas mentes…
    Mas aprendi que nossas mentes devem estar voltadas para Deus em todos os momentos, e isso apesar de humanamente as vezes parecer dificil, não é quando resolvemos viver uma vida de santidade na presença do nosso Deus!
    porque se pedirmos a Deus por santidade Ele nos dará, afinal essa é uma oração q ele sempre atenderá!
    E assim poderemos ter Deus em nossa vidas sempre em primeiro lugar, para sermos abençoados e abençoar outras viidas!!
    Que sua Vida Pr Emerson continue sendo canal de Bençãos na vida de todos que o cercam!
    Que a paz de nosso Deus inunde os corações de todos!

    Curtir

  4. Um dia ainda vou sentir, perceber, alguem vai falar comigo , eu vou ouvir DEUS falar comigo de alguma forma. Talves eu já tenha ouvido e não tenha percebido. Mas a presença de DEUS é muito importaqnte na minha vida e peço sempre que ele entre no meu coração, encha com seu óleo ungido do espirito santo meu coração, derrane sua ágia cristalina em meu coração e limpe todas as impurezas que existem, toque seu fogo poderoso em meu coração e queime tudo de ruim no meu coração, maldade, desilusão, angustia, dor, sofrimento, mágoa, tristeza, ódio, pessoas que querem meu mal, que o inimigo se afaste de todo em mim. Diante da presença de DEUS, peço que cuide do meu coração, cuide da minha dor sentimental, e peço a meu QUERIDO DEUS, que amoleça o coração da minha amada, que ele me receba de todo coração diante da vontade do meu JESUS. Eu disse que não ia pedir mais nada pelo meu amor para ela e não vou pedir. Quero que cuide do meu coração SENHOR, cura-me espiritualmente, profissionalmente, pessoalnente. E me liberte disso tudo em nome de JESUS . AMEM!!!!!!

    Curtir

    1. Luiz
      Gostaria de te mandar uma música muito bonita!

      gostaria muito de adiciona-lo em meu face
      Sua amiga
      Sonia Fernandes Gonçalves

      Curtir

  5. O bom é saber que DEUS quer ficar em primeiro lugar do pódiu no nosso coração. E é mais maravilhoso ainda é pra DEUS,ver que queremos Ele sempre em primeiro lugar no pódiu do nosso coração. um abraço a todos, A paz do Senhor.

    Curtir

  6. Quando fui resgatado por Jesus do mundo, havia perdido tudo que o cristão da valor( familia, emprego, enfim tudo no geral). O Sr, tem me restituido tudo que perdi, mas o meu maior ganho não foi nada que perdi, mas, o que ganhei, Jesus como meu senhor e salvador, amem. Paz seja convosco, agora e sempre, amem.

    Curtir

  7. Peço ao Senhor que Ele me faça prosperar de uma forma regular, sem exageros apenas para minha sobrevivência e de
    minha família. Confio no Senhor. Obrigado por todos que puderem orar por mim e minha família. Estou eternamente agradecido. Desde já, obrigado e amém! (06/08/2010).
    Carlson Ripoll Gomes. O Amigo de Deus.
    “Entrego meu caminho ao Senhor, confio NELE e o mais Ele fará.” “Senho, meu Deus e meu Pai, em Tuas mãos eu Te entrego o meu Espírito.”

    Curtir

  8. Avatar de Marcelo Verdinatto
    Marcelo Verdinatto

    Somos de uma comunidade que acreditamos em DEUS, que ELE é Paz, Amor e Fé, sempre Fiel aos que compartilham seus Mandamentos e participam de seus Sacramentos para melhor servir e prosperarem em DEUS.

    Curtir

  9. parabens…. louvo a Deus por pessoas que amam ao Senhor e entendem o verdadeiro sentido de viver….

    Colocar Deus em seu devido lugar,, o primeiro lugar em nossos corações, alma, entendimento e força…

    ao Santo, ao Digno toda honra e toda glória para hoje e sempre…
    se estamos aqui hoje, é para a glória de Deus.em Cristo Jesus
    Luciano Souza.

    Curtir

  10. Avatar de nilcia aparecida lopes de souza
    nilcia aparecida lopes de souza

    Que Deus os abençoe por estes estudos, que falam profundamente em nossos co
    raçoes.

    Curtir

  11. sempre amar a Deus

    Curtir

  12. temos sempre que amar o nosso griador?

    Curtir

  13. procuro cada dia e dias buscar o senhor e amar e servir o senhor.
    sem o senhor não somos nada!!!

    Curtir

  14. deus e meu refugio e fortaleza a ele dedico toda minha vida pois somente deus tem me livrado de todos os meus temores de todas as tribulacoes pois nao sao poucas hoje se nao acreditassse em deus nao estaria aqui mais pois so ele posso confiar ,ele e a minha esperanca aminha fe o meu tudo ,obrigado meu deus por tudo que tem feito por mim . eu amo a ti com todas as minhas forcas da minha alma .o senhor e meu socorro presente em todos os momentos d minha vida

    Curtir

  15. MEU DEUS É MARAVILHOSO, SEM ELE NAO SOMOS NADA.

    Curtir

  16. Deus não tarda em sua promessa, Deus não falha em suas obras.

    Vale a apena colocar Deus em 1º lugar.

    porque quando chegar no final, Deus continuará em primeiro.

    Curtir

  17. Mensagem excelente!!!!

    Curtir

  18. Quado Deus está em primeiro lugar em nossas vidas, tomamos desições corretas, não fazemos nada sem antes pergutar p ele,se você está errando tanto e nunca tendo vitórias em suas lutas,está na hora de ver se,realmente DEUS se encotra em primeiro lugar em sua vida, FIQUEM NA PÁZ!!!!!

    Curtir

  19. Avatar de brenna mesquita
    brenna mesquita

    A cada dia que passa sinto mas a presença de DEUS em minha vida!!sei que é dificil colocar DEUS em primeiro lugar em nossas vidas nos dias de hoje: mas nada é impossivel naquele que anda com ele.

                                                    TE AMO JESUS
    

    Curtir

  20. amem gloria a Deus sejas o primeiro em minha vida sempre meu Deus!!

    Curtir

  21. Avatar de wanderlan oliveira
    wanderlan oliveira

    Deus a Suprema Força a mais sublime Luz o Nome que esta acima de todo o nome porque ele é Deus, nele podemos confirar, ele é Lindo em tudo que faz e profundo em seu agir. meu conselheiro meu amigo meu pai meu irmao meu Mundo minha Base minha estrutura , aForça da Minha vida ainda que se acampe um exercito inteiro contra Mim ainda sim confiarei no meu senhor Fortaleza do meu viver e se o mundo se virar contra mim ai sera eu e (DEUS) jUNTOS..♥ TE AMO PAPAI DO CEU ! INTIMO DE DEUS TODO PODEROZO

    Curtir

  22. Avatar de NEMUEL ROCHA LIMA
    NEMUEL ROCHA LIMA

    SENHOR A TUA GRAÇA ME BASTA

    Curtir

  23. Eu infelizmente ainda não soube colocar Deus em primeiro lugar na minha vida.mas vou aprendee colocar como autor e comsomador da minha vida,pois sinto muita falta de Deus na minha vida.

    Curtir

  24. Deus e o primeiro em minha vida e tudo vai melhor, amem

    Curtir

  25. Avatar de Rosangela Sales
    Rosangela Sales

    A paz amados irmãos!
    Obrigada por essa pastagem,pois foi um sinal que eu precisava para saber que realmente eu fiz a escolha correta.colocar o meu Senhor em primeiro lugar na minha vida. Amém.

    Curtir

  26. Boa tarde a todos.
    Nossa que lindo conhecimento, não tenho duvidas de que tudo isso é verdadeiro do trono de Deus.

    Eu não consigo colocar Deus em primeiro lugar da minha vida, e por isso estou lendo isso hoje, amo uma pessoa que estamos separados, e meu foco tem sido só ele, orar, jejuar, frequentar 100% a casa de Deus, para que ele faça na minha vida a restituição daquilo que tem promessa.
    Isso é péssimo irmão, só eu sei como sofro com isso, ele é o meu primeiro pensamento quando acordo, e o ultimo ao deitar, eu me dedico as coisas de Deus, mas minha vida é uma bola de sentimentos, uma hora bem, outra péssima,e a todo momento do meu dia pensando neste meu ex.

    alguém poderia me ajudar? como colocar Deus em primeiro lugar? e tirar este meu ex da minha mente, e das prioridades da minha vida? eu já orei, já falei com Deus, já chorei, já fui sincera, mas parece ser impossível. 😦

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora